Dicionário de vocabulário
A construção do dicionário de vocabulário para o time de Lojas, surgiu de uma necessidade dos designers em ter mais proximidade da linguagem dos colaboradores de loja e como unificar isso nos sistemas internos.
O foco de um Dicionário de vocabulário é ser uma ferramenta de catalogar palavras, expressões faladas e utilizadas pelas pessoas usuárias. No caso da Tok&Stok, o desafio que eu tinha era em construir esse dicionário e catalogar as palavras e expressões dos colaboradores de loja.
Explorando...
Gosto de chamar essa etapa de exploração, pois a construção de vocabulário só é possível com muita pesquisa. Iniciei o projeto, participando de uma consultoria com o time de UX Research da empresa para organizar um roteiro, com perguntas abertas e exploratórias, para que fosse possível praticar a escuta ativa.
Objetivos principais:
-
Trazer proximidade da linguagem ao sistema interno
-
Facilitar o momento de pesquisa de palavras ou termos a serem usados
-
Conseguir contextualizar a rotina de lojas com nossas funcionalidades
-
Garantir padronização de linguagem
Imersão...
Já com o roteiro de entrevista em mãos, agendei algumas visitas nas lojas físicas da Tok&Stok em São Paulo e outras entrevistas com lojas de outros Estados, com objetivo de validar se existia alguma mudança de linguagem por conta do regionalismo. Foi um total de 6 lojas envolvidas, as entrevista aconteceram em duplas, mesclando consultores de acessórios e vendedores de móveis. E em uma outra etapa da pesquisa conversamos com os colaboradores que cuidavam da parte do estoque das lojas. Como cada colaborador tinha cargos diferentes, eles mexiam em funcionalidades diferentes dos sistemas internos, sendo possível até mapear como cada pessoas se referia para um tipo de funcionalidade ou ação que exercia no seu dia-a-dia de trabalho.
Inicialmente comecei a documentação e catalogação das palavras e expressões utilizando o Excel. Após selecionar os termos que iriam agregar para o dia-a-dia do time, subi um layout no Confluence, plataforma que era usada para documentação da empresa. Assim ficaria fácil para todos consultarem o dicionário, fazendo ele ser um documento totalmente colaborativo do time de UX.

Até o momento não existe um modelo exato de como deve ser feito um dicionário de vocabulário. Minha construção foi baseada nos conteúdos vistos em cursos e através de artigos. O dicionário foi organizado em ordem alfabética e com apoio de sinônimos para facilitar no momento de escolha de algum verbo no infinitivo, pensando na hora de aplicar isso para alguma interface do sistema.
Foi observado também que os colaboradores de loja por terem rotinas diferentes, se referem a situações utilizando termos próprios, por isso foi preciso adaptar algumas expressões para se encaixar ao Tom e Voz da marca.
No processo de pesquisa e exploração também foi consultado o repositório de pesquisa no Dovetail, para verificar os testes de usabilidade e também anotar termos e expressões utilizadas referente aos testes de funcionalidades específicas.
Um dicionário de vocabulário é um documento vivo, a ideia e existência dele é possível com manutenção e atualização. Com o documento disponível, foi possível que todos pudessem colaborar com anotações de novos termos e palavras.